Seja bem vindo

Espero que você possa se encontrar nas próximas paginas assim como eu me encontrei.

29.9.11

Profissão da semana : Jornalista

 Pessoas que assim como eu estão no terceiro ano ou que querem decidir que carreira seguir resolvi fazer toda semana um post sobre uma profissão para ajuda-los nisso, e a primeira CLARO tinha que ser Jornalismo porque eu farei esse curso ano que vem na faculdade, e admiro a profissão, hoje 29 07 entrevistei a assessora de imprensa da prefeitura de Sorriso a cidade que moro, ela foi muito educada comigo, na verdade era um trabalho de escola, mas a Amália me deixou postar aqui a entrevista, ela me esclareceu muitas duvidas sobre a profissão, me mostrou como se escreve uma matéria para todos os campos, qual a diferença de trabalhar na televisão, assessorando uma empresa ou no caso dela um órgão publico, no jornal, enfim esse ramo permite atuar em varis áreas e eu aprendi muito hoje, ela ate me disse que o dia que eu quiser acompanha-la em uma matéria posso ir e vou mesmo e posto tudinho aqui para vocês.
 Então lá vai um pouco do que um Jornalista faz na faculdade, as matérias da escola usadas no curso são: português, história, filosofia, sociologia, redação, a Amália me disse que no primeiro ano é mais teoria e é chato mesmo "muitas pessoas desistiram começamos a turma com 60 e 12 se formaram", é, isso é mesmo para quem gosta, ela disse "Eu sou apaixonada pelo que faço", quando perguntei do mercado de trabalho ela foi sincera "No começo é difícil sim, mas o jornalismo é isso, ele requer pratica, e experiencia, mas emprego tem", todos dizem que o salario de jornalista não é lá muita coisa então tirei minha duvida com ela e mais uma vez ela foi sincera "Olha não vou mentir, é baixo o piso salarial ,mas nem em todos as áreas, a que dá mais lucro é a de assessoria as grandes empresas sempre tem, os órgãos públicos também" Ela me disse que trabalhou em TV como repórter e apresentadora do jornal local das 6h da tarde e em jornal impresso "Tv é o máximo, mas você tem que estar pronto para se doar para aquilo, quando eu trabalhei para televisão eramos em 3 e cada semana era um que fazia o plantão, o celular não pode ficar desligado nunca, e o câmera e o fotografo colam em você, mas é gostoso, para quem gosta, jornal trabalhei 3 meses quando morei em Sinop eu fazia o caderno de politica é interessante também" pedi para que ela me explicasse o que um assessor de imprensa faz "Aqui nós temos que pegar tudo que é noticia fazer a matéria de todas as secretarias e levar para todos os veículos de comunicação para eles expandirem a noticia, temos que estar sempre atras, se não tem algo novo precisamos ir falar com as pessoas certas e achar a noticia, o jornalista tem que estar sempre em busca de novas noticias." A essa altura eu já morria de vontade de pular os últimos meses que faltam roubar meu diploma e ir para a faculdade, mas então perguntei o que um jornalista precisa ter e ela me elogiou muito dizendo que sou comunicativa e eu me senti a Nicole Scherzinger. "Um jornalista precisa gostar de ler, de escrever, de estar ligado no que acontece no mundo, gostar de não ficar parado, de estar atrás do novo, das informações de aprender de buscar." Ela me disse também que somos o quarto poder do mundo (olha eu me incluindo) executivo, legislativo e judiciário, e jornalistico, porque me diz quem hoje não assiste televisão?, a mídia tem poder de eleger políticos, de acabar com a carreira de uma pessoa, ela impõe os padrões de beleza da sociedade, enfim o jornalista tem poder e muito, a acima de tudo o dever de informar de mostrar a população o que é que está acontecendo no mundo em tempo real, e todos deviam ter a anciã de ir atrás de buscar tudo que esse profissional oferece todos os dias seja de manha no jornal impresso, ou no telejornal matinal, de meio-dia com as noticias quentes da sua região e país, ou durante a noite para te desejar bom sonhos com doses de realidade.

P.S: Semana que vem tem mias profissão e amanha eu acho que vou tirar fotos dos vestidos de debutantes, e postar mais um tutorial de make.
XoXo Nat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário